7 ideias para uma família feliz













Jardim Fundação Gulbenkian, Lisboa

1. Desligue o telemóvel durante uma ou duas horas quando chega a casa. Ao fim do dia é muito enervante estar a descansar, ou em trabalho doméstico, e a falar com pessoas ao mesmo tempo. 
2. Se estiver cansada para preparar o jantar ou nem sequer tiver pachorra para aquecê-lo, sem remorsos, naquele dia dê papa aos seus filhos. 
3. Se um dos seus filhos estiver numa fase de birras ou especialmente chato e carente, dedique-lhe (só a ele) 10/15 minutos por dia. Fiquem no quarto dele, vão comer um bolo a uma pastelaria ou qualquer coisa que ele escolha. Nesse tempo deixe que seja o seu filho a escolher as actividades e não aproveite para ser didáctico, dar sermões ou ser pedagógico. Quando as crianças têm a certeza que vão ter uma atenção exclusiva, relaxam e não sentem necessidade de estar sempre a chamar a atenção. 
4. Faça as coisas com tempo. Acorde 20 min. antes do que é preciso e saia para os compromissos um pouco antes do que pensa que seria necessário. Estar sempre em cima da hora pode ser terrivelmente stressante. 
5. Com os dias da semana e as horas, faça um plano de rotinas e ponha-o na porta do frigorífico. É preferível que cada um saiba com o que contar do que andar todos os dias a dizer 'faz isto' e 'faz aquilo' porque parece que estamos a pedir! Lá devem estar as 'obrigações' de cada um: mãe, pai e filhos. Cada criança deve ter um dever, nem que seja levantar os copos da mesa. Isso fá-las sentir parte integrante e necessárias para a família. 
6. Nunca pense que pode estar com crianças pequenas (acordadas) e ao mesmo tempo acabar um trabalho no computador ou ler um livro. São tentativas sempre enervantes porque acabam invariavelmente frustradas. 
7. Com desenhos tirados da Internet, cole no quarto dos seus filhos a sequência das actividades da manhã e da noite. Por exemplo: vestir, tomar o pequeno-almoço, lavar os dentes e as mãos, etc. Assim, evita andar sempre atrás deles a lembrar o que têm de fazer e fica com mais tempo para si. 
(Texto publicado na Revista Única da edição do Expresso de 28 de Novembro de 2009)

O que não constava da crónica do Expresso é que fazer uma sessão de fotografia em família e eternizar essa felicidade para a posteridade será uma fantástica ideia, a ideia 8!!
Para marcar a sua sessão contacte-nos! Sou pelas famílias felizes :)
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Didi's nest. All rights reserved.